Brigada do Mar retira seis toneladas de lixo das praias do Rio Tejo

A Brigada do Mar é uma associação constituída por um grupo de voluntários que desde 2009 desenvolve ações de proteção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas e que já contribuiu para que mais de 600 toneladas de lixo marinho fossem retiradas das nossas praias.

Durante os dias 6,7 e 8 de Dezembro, a Brigada do Mar retirou seis toneladas (estimativa) de resíduos dos areais de praias fluviais dos concelhos de Alcochete, Montijo, Moita, Barreiro, Seixal e Almada. A ação contou com a presença de 150 voluntários.

Além de lixo urbano, plástico, entulho, carcaças de electrodomésticos, restos de artes de pesca e pneus de automóveis, foram infelizmente encontradas mais de 100 gaivotas mortas. A Brigada do Mar comunicou este facto às autarquias e autoridades competentes.

Estas ações merecem todo o nosso reconhecimento e valorização, dada a importância e a urgência de atuação em prol da proteção do ambiente e dos ecossistemas.

Para saberes mais sobre a Brigada do Mar e as suas iniciativas, consulta o seu website e página de facebook:

http://www.brigadadomar.org

https://www.facebook.com/brigadadomar/ 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos